O que recomendo:

Shelfari: Book reviews on your book blog

sexta-feira, 9 de julho de 2010

II Fórum de Educação Campus-Elsevier: " A Geração Y na sala de aula"


Este evento foi realizado pela Editora Campus-Elsevier e aconteceu em 08/07/2010 no teatro da Livraria Cultura da Av. Paulista em São Paulo. Andrea Huggard-Caine foi a moderadora do evento que soube trabalhar bem o tempo disponível, pois não houve atrasos e o evento terminou dentro do prazo. Tivemos 5 palestrantes e ao contrário de muitos eventos realizados por editoras esta não estava preocupada em apenas vender seus livros ou as ferramentas e bases dados para aplicar em salas de aulas. Somente a última palestra tinha este propósito, mas foi curta e não entrou em detalhes de venda. Farei um pequeno resumo de cada palestra para que possam ter uma visão do que aconteceu no evento:

- Quem é a geração Y por Paulo Roberto Al-Assal - Paulo é diretor da Voltage uma empresa especializada na pesquisa e mapeamento do comportamento humano. O que me chamou atenção nesta palestra foi o método que a empresa utiliza para o estudo. É um método holandês o Human Centered Strategy que utiliza o quadrado cultural: observação, interação, reflexão e interpretação. Como o tempo era curto apresentou rapidamente a pesquisa sobre o comportamento da geração Y o que ajudou muito a entender um pouco mais sobre esta nova geração. Para quem quiser acompanhar Paulo no twitter: @palassal

- Agregando midias sociais no contexto da educação por Marcos F. G. da Silva - Marcos é economista e professor da FGV-SP. Utiliza em suas aulas uma ferramenta que permite fazer debates e fóruns fora da sala de aula, canalizando as práticas da geração Y para o aprendizado. Alerta que esta ferramenta agrega ao que já temos em sala de aula e que a lousa não vai deixar de ser usada o que pode acontecer é ter uma evolução dela como quando passamos da lousa para o quadro branco. Devemos ajudar esta geração a saber utilizar toda esta tecnologia de forma produtiva e construtiva. O professor aqui é o orientador, não é o dono da verdade, deve ter cooperação, ou seja, produzir conhecimento junto com o aluno. Para quem quiser acompanhar o Marcos no twitter: @marquinhosf

- Geração Y: mitos e oportunidades para desenvolver seus talentos por Sofia Esteves - Sofia é psicóloga e presidente da DMRH. A palestra serviu de fechamento entre as duas primeiras, pois aqui a palestrante apresenta como lidar com essa geração no trabalho. Lembrou-me muito o livro "Geração Y no trabalho" que foi comentado neste blog e que por coincidência é um título que pertence a Campus-Elsevier.

- Modernidade e a Geração Y: Individualismo e Conscientização por Maria Garcia - Maria é formada em direito e professora. Apesar de ser da geração de veteranos soube apresentar que muito do que achamos que são problemas e desejos próprios da nova geração isto não é verdade. Esses são problemas e desejos antigos, trazidos pela modernidade. A grande diferença é que a atual geração não quer esperar e por isso fica mais evidente. Deixou um recado que é muito importante a de que temos que saber conviver, idosos experientes, executivos maduros e jovens talentos. Isso é bem interessante, pois demonstra que não é somente nós das gerações anteriores que devemos nos adaptar à nova, mas a nova também tem que saber nos entender e se adaptar. Outro ponto que me chamou a atenção é a forma como a palestrante elabora a sua argumentação, o que me fez pensar se esta não seria uma forma que poderiamos adotar para defender nossos pontos de vista. A citação de autores e a amarração entre eles, no formato da retórica da área do direito, faz com que a argumentação fique bem consistente. Penso em pegar estudos de como elaborar defesas em julgamento para poder aplicar. Ih, vejam como trabalha a minha mente multidisciplinar!!!

- Desenvolvimento e conteúdo digital por Mark A. Saffer - Mark é diretor de e-business e novos negócios da Campus-Elsevier. Não preciso dizer que aqui temos o marketing da editora. Porém algo me chamou a atenção, porque como introdução o palestrante apresenta a tendência no mundo digital e vejo uma explicação para a minha facilidade em ter rapidamente agregado à minha vida estas ferramentas do mundo digital. Ele apresenta como foi a evolução do uso da internet pelos usuários ao longo destes anos. No início tinhamos a busca e o ler, depois comprar e vender e em seguida falar e publicar. Bem pelas datas na época em que se comprava e vendia eu já falava e publicava na internet por meio da minha homepage da USP. Interessante, não?!

De tudo isto ficou a certeza de que temos que pensar nesta nova geração e não só nesta mas a próxima: Geração Z!!

2 comentários:

  1. Marcia: muito interessante seus comentários sobre esse evento da Campus Elsyever. Nos alerta e dá vontade de buscar mais informações.
    Marilia

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Sou formada pela Fatec de SBC e ouvi falar de vc e seu bom trabalho no Centro Paula Souza!
    Gostaria de manter o contato...

    Quando quiser...visite meu blog...que fala sobre meu projeto de Graduação!

    Obrigada e Parabéns pelo Blog

    http://www.jackshelp.blogspot.com

    ResponderExcluir