O que recomendo:

Shelfari: Book reviews on your book blog

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Debate: Para Entender a Saúde no Brasil


Na semana passada (10/02) fui convidada para assistir a um Debate sobre um livro que estava sendo lançado naquele dia. O tema do debate, assim como do livro, era: "Para entender a saúde no Brasil vol. 2".
Estiveram presente ao debate os autores:
José Carlos Brandão (Presidente da CNS), José Cechin (Superintendente Executivo do IESS) e Fabio Gandour (cientista-chefe da IBM Brasil). Os moderadores foram os organizadores do livro: Maria Cristina S. Amorim e Eduardo Perillo. O debate foi muito interessante abordou-se a economia, gestão da saúde e o impacto da tecnologia na área da saúde. Mas o que me chamou mais a atenção foi o fato da mudança de discurso na qual o paciente também deve ser responsável pelo cuidado com a sua saúde, assim como participar das decisões sobre o seu tratamento, ou seja, ser um colaborador e não apenas um ser passivo. Em pensar que quando eu falei isto na minha tese, muita gente criticou!!! Como os tempos mudam não? No debate falou-se na necessidade de um modelo que ajude a aumentar o atendimento aos necessitados e que ao mesmo tempo não esgote os recursos existentes. Neste sentido vejo que a tecnologia da informação poderá ajudar muito, como coloco na minha tese. Pra falar a verdade o modelo que elaborei é justamente com este objetivo. Outro ponto importante que o Fábio ressaltou, foi que devemos olhar para a saúde como um serviço e se utilizar dos estudos realizados nesta área para incrementar o atendimento ao paciente não só no Brasil como no mundo. Neste momento ele falou do Laboratório e de minhas pesquisas na área - fiquei emocionada e feliz pelo reconhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário