O que recomendo:

Shelfari: Book reviews on your book blog

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Retornando das férias....

Quando falei que deixaria registrado no blog que nós pesquisadores somos pessoas normais, me referi também a períodos em que descansamos de nossas atividades, ou pelo menos tentamos...
Sei que foi um tempo longo desde 28/11/2008, mas em dezembro aconteceu tanta coisa que não deu para registrar. Pretendo aos poucos escrever sobre os eventos tais como:
- I Encotro de Educação Tecnológica em Informática (I EETI 2008) - São Paulo ;
- XI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde - Campos do Jordão;
- Defesa do meu primeiro orientando de mestrado no CEETEPS - Leandro R. Silva;
- Defesa do meu segundo orientando de mestrado no CEETEPS - Flavio Carazato;
- Qualificação da minha primeira orientanda de mestrado no IPT - Samantha S. Moscofian;
- Defesa dos meus orientandos do MBA de Processo de Engenharia de Software da FIAP - Pedro Galvão, Ivan Gardino e Rodrigo Menandro.
Nossa!!! Mesmo nas férias muita coisa aconteceu... vou ter muito o que contar para vocês... Assim quem gosta de assuntos técnicos não percam as próximas postagens... ^_^

Mas vamos as minhas férias... para onde fui? Não fui para nenhum lugar, eu queria paz, descanso e principalmente ficar longe de computador e de leituras relacionadas com alguma assunto técnico ou sério... Percebi que de tempos em tempos é necessário dar esse tempo para que possamos ver outras coisas, ter outras perspectivas e incorporá-la ou não em nossas pesquisas...enfim na vida.

Ah, porém não é nada tão radical, eu apenas fiz leituras de livros mais leves como o Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Break Down. Além de ler o último livro da trilogia da Bússola de Ouro (que iniciei nas férias passadas) : a Luneta Ambar.


Com relação aos livros da Stephenie Meyer achei muito interessante, confesso a vocês que não li os livros da Anne Rice (apesar de ter alguns que nunca consegui tirar da estante!!!). Li num site de que os vampiros de ambas as autoras são muito semelhantes. O que achei interessante é que a Stephenie Meyer conseguiu utilizar vários "cliches" de forma inovadora e criativa. Quem lê o primeiro livro, ou vê o filme (claro não pude deixar de assistir ao filme!!! Afinal, quem me conhece sabe que sou cinéfila) pensa que é mais um romance água com açúcar para adolescente (eu li no site dela que ela teve que passar seus manuscritos para uma outra pessoa ajudá-la a escrever numa linguagem para adolescentes!), mas quando se lê a continuação percebe-se que não é assim. Enquanto no primeiro ela resgata "Romeu e Julieta", no segundo ela remete para brigas de gangues (lobisomen x vampiros - semelhança ao filme "Anjos da Noite") e que tem o seu desfecho final no terceiro livro com a união entre eles para combater um terceiro inimigo. Já no quarto pensa-se somente no final feliz, Bella casando e terminando como Vampira, mas ninguém imagina a reviravolta com Bella engravidando de Edward e a sua transformação para salvar o seu filho. Fiquei muito impressionada principalmente com o último livro e olha que não sou de me impressionar, digamos que acho que sou uma das únicas que não gostou da Fortaleza Digital do Dan Brown, achei o final muito previsível. Por isso, digo que mesmo a crítica relatando que a autora utilizou-se de velhos cliches, na minha opinião ela foi inovadora em retratar uma estória antiga com outros desfechos.

Quanto a trilogia da Bússola de Ouro, não era tão previsível, mas como demorei muito para ler o último livro, já sabia por comentários que o livro iria criticar a postura da igreja católica. O autor deixa bem claro que Igreja é contra a Inteligência e as descobertas científicas e que ela fará de tudo para que a humanidade permaneça na ignorância. Não sei aqui acho que temos prós e contras, eu não gosto muito de discutir sobre religião, acho que cada uma delas vai fazer o possível para permanecer viva e se utilizará de todos os artifícios possíveis para isto.

Bem, pessoal acho que para uma volta das férias já escrevi muito... nas próximas postagem falarei do que ficou para trás e o que acontece comigo e temas interessantes do cotidiano...

Nenhum comentário:

Postar um comentário