O que recomendo:

Shelfari: Book reviews on your book blog

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Um TCC Multidisciplinar de um aluno da Fatec Zona Sul!


No dia 15/05 eu fui a Fatec Zona Sul a convite da profa. Neide Itocazu que além de ministrar aulas lá é a responsável pelo controle do TCC dos alunos. Conheci o local e gostei muito, todos foram muito atenciosos e me mostraram as dependências. Mas o que chamou a mais a minha atenção e quero colocar no blog foi o trabalho de um aluno deles, o Bruno. O tema do TCC dele me chamou muito a atenção, pois a proposta é analisar o uso do tema realidade virtual nos filmes.

Ele inicia a sua saga com o filme Tron - vocês lembram? Eu me lembro que fiquei bastante curiosa para assistir o filme na época do lançamento. Falar em entrar num jogo e ter uma aventura dentro dele era algo impensável!! Quanto ao TCC, claro que ele não deixa de mencionar Matrix. Nesse momento da minha vida já não tinha tanta curiosidade quanto em TRON, a época e idade já eram outros... A proposta é muito boa, mas falei para ele não deixar de citar os filmes que usam a computação gráfica no referencial teórico: Cassiopéia (este é brasileiro o primeiro a utilizar somente computação gráfica - comprei recentemente o DVD) e Final Fantasy (os personagens parecem pessoas reais) entre outros.

Mas voltando ao tema do Bruno, achei sensacional, pois é bem multidisciplinar e nos remonta a pensar nos fatos e "coisas" que o cinema prevê e que no final hoje podemos ver muitas destas "coisas" acontecendo hoje. É neste momento que recebo um e-mail me convidando a assistir a matéria do Espaço Aberto Ciência da Globo News sobre as idéias criativas do passado que viraram realidade.

Nesta matéria eles entrevistam o cientista-chefe da IBM, Fábio Gandour, e um professor de hipermídia da Universidade de Westminster. Vale muito a pena ver a matéria e claro tem tudo a ver com o TCC do Bruno. Gostei mesmo disto tudo, principalmente do professor orientador que aceitou o tema e não o podou como às vezes acontece!!


Trailer do filme Tron - fonte YouTube de Kevin Flynn

Nenhum comentário:

Postar um comentário