O que recomendo:

Shelfari: Book reviews on your book blog

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Como começou?

Pessoal,

Tudo começou com o Rodrigo Longo que falou sobre blogs. Eu logicamente argumentei contra, dizendo que não era coisa séria, etc.. Mas vou confessar que aquilo ficou na minha cabeça, comentei com o meu amigo e sócio Marcelo Barros. Achei que ele seria da mesma opinião, mas qual não foi a minha surpresa!?! Ele me disse que achava muito bom e que já tinha encontrado assuntos muitos legais e até solução para problemas técnicos. A partir deste dia fiquei com isso na cabeça. Como tenho conta na UOL, um dia abri um blog lá. Fiz uma única postagem que farei depois aqui, era sobre o livro: A Lição Final.

Com a correria do dia-a-dia não pensei muito no assunto, até que o Rodrigo me mostrou como o blog poderia realmente ser uma ferramenta interessante para disseminar seu conhecimento e experiências. A partir disto, fiquei pensando num blog que pudesse ajudar os meus alunos, orientandos, parceiros, amigos... mas tinha um problema eu falo sobre muitas coisas: engenharia de software, inteligência artificial, orientação a objetos, telemedicina, sistemas multi-agentes, metodologia científica, entre outros assuntos. Daí, eu lembrei que faz uns dois anos tenho uma palestra que tento falar sobre a vida de pesquisador e tirar o estigma de que o pesquisador é uma pessoa avoada, que não tem responsabilidades, cronogramas, etc.. E pensei: "Por que não falar da minha vida e com isto colocarei além de assuntos técnicos outros que possam ser do interesse de todos?" Bem, ai começou a nascer este blog. Por que interdisciplinar? Vocês devem ter notado que eu falo de muitos assuntos, é que eu sou meio interdisciplinar. Fiz duas faculdades: Processamento de Dados na Fatec-SP e Medicina na UNIFESP, além de ter feito o mestrado e doutorado na Engenharia Elétrica da Poli-USP. Prá piorar, como tinha que sobreviver enquanto fazia o mestrado e o doutorado, no mercado comecei fazendo consultorias em Internet/Banco de Dados (anos 90), depois com o boom da Orientação a Objetos, treinamentos e consultorias e daí ir para UML, RUP, CMM, CMMI, PMBook e MPS.Br, foi um pulo. Por isso, o nome do blog acabou ficando: A Vida de um Pesquisador Interdisciplinar.

E assim nasceu este blog em que vocês notaram vai ter de tudo, afinal é um blog interdisciplinar...

Se alguém tiver curiosidade em saber tudo que já fiz podem acessar o meu CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4302456847507371

Um comentário: