O que recomendo:

Shelfari: Book reviews on your book blog

domingo, 23 de novembro de 2008

Envolvido (stakeholder) no PMI e no RUP

Essa confusão de termos é péssimo. As duas áreas já costumam se digladiar normalmente. Ao utilizarem o mesmo termo com sentidos diferentes aumentam mais ainda os problemas de entendimento por nós meros mortais!!!
Lembrei-me disso na última palestra que ministrei na matéria de MAPS da minha amiga Neide. E como estamos falando de interdisciplinaridade nada melhor do que falar de termos que têm significados diferentes em disciplinas diferentes.
Pois é, eu só descobri isso ao escutar a explicação dada por um PMI certified. O que acontece é que nem sempre escutamos o outro, sempre queremos impor a nossa verdade. Não vou dizer que a pessoa não queria fazer isso, mas eu sabendo onde queria chegar deixei. Isso aconteceu durante uma aula de um Treinamento sobre Engenharia de Requisitos com Casos de Uso em 2005. Escutei, fiz algumas pesquisas e cheguei a seguinte conclusão:

O RUP é um processo elaborado para auxiliar no desenvolvimento de software e assim preocupado em que as etapas sejam seguidas para obter o melhor software. O PMI por sua vez está preocupado em conseguir gerenciar muito bem o projeto. Já notamos que o objetivo de ambos são diferentes, assim podemos deduzir que nem todos os conceitos podem ser utilizados com o mesmo significado. Assim, no PMI o envolvido é aquele que pode de alguma forma impedir que o projeto prossiga de acordo com o planejado e portanto pode ser inclusive um membro atuante do projeto, como por exemplo o programador. Desta forma no PMI o programador é um envolvido. Já no caso do RUP, o envolvido é aquele que tem o poder de decisão que está interessado em que o software desenvolvido atenda as necessidades deles e dos usuários do sistema. Pensando assim, o programador não pode ser um envolvido ele não poderá decidir qual a linguagem de programação a ser utilizada. Neste caso o gerente de projetos e o arquiteto podem ser os envolvidos, assim como o diretor. Porém um programador e o atendente, por exemplo, não podem ser considerados envolvidos no documento de Visão do RUP ao contrário do ponto de vista do PMI na qual com certeza eles serão envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário